A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) conta com a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ. São vinte e cinco bibliotecas setoriais organizadas por área de conhecimento e por perfil de usuário, atendendo aos quatro Centros Setoriais da Universidade: Biomédico, Ciências Sociais, Educação e Humanidades, Tecnologia e Ciências.

O seu acervo é formado por filmes e gravações de vídeo; atlas e mapas; fotografias; livros, folhetos, separatas, obras de referência, obras raras e valiosas, dissertações, teses, projetos e trabalhos de conclusão de curso; plantas e esquemas; normas e patentes; programas de computador e arquivos digitais; periódicos, publicações seriadas, bases de dados e livros eletrônicos. A consulta ao acervo pode ser realizada pela internet através do Catálogo On-line da Rede Sirius (software SophiA®).

Adicionalmente a Rede Sirius visando a ampliação do acervo eletrônico/digital, disponibiliza aos seus usuários o acesso às bases de dados eletrônicas como DynaMed, ProQuest One Academic, The Economist, entre outras; e coleções de livros eletrônicos como Cambridge Books Online, Springer e Book Collection, Oxford Handbooks Online, entre outras. O acesso a estas bases é realizado pelo IP da UERJ.

O site da Rede Sirius permite a realização de buscas integradas usando o Descubra, ferramenta de pesquisa customizada pela EBSCO Discovery Service. Em uma única interface simplificada, o Descubra integra as coleções impressas e eletrônicas disponíveis na Rede Sirius, proporcionando agilidade na realização das pesquisas.

Como instituição participante do Portal de Periódicos da CAPES, a UERJ possibilita que o corpo docente e discente tenha acesso on-line aos periódicos da Capes, recurso de suma importância para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Unidade.

A Biblioteca Biomédica B – CB/B - Enfermeira “Zaíra Cintra Vidal” é uma das 25 Bibliotecas coordenadas pela Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ e está localizada no 5º andar do Pavilhão Prof. Paulo de Carvalho em Vila Isabel. Promove o acesso e incentiva o uso e a geração da informação, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão nas áreas da enfermagem e odontologia.

O seu acervo contempla predominantemente as áreas de Enfermagem e Odontologia. Atualmente, o acervo físico da Biblioteca CB/B possui aproximadamente 5.547 exemplares de livros nacionais e estrangeiros; 1.706 exemplares de teses e dissertações; 13.659 fascículos de periódicos, 785 exemplares de folhetos e outros materiais para consulta.

A Biblioteca CB/B oferece Wi-fi, ambiente climatizado, microcomputadores para consultas e sala de leitura coletiva interna. Oferece os serviços de catalogação na fonte, comutação bibliográfica COMUT/IBICT, orientação para consulta ao acervo, orientação para o desenvolvimento de estratégias de busca e busca bibliográfica em bases de dados on-line. Também são realizadas orientações para padronização de todos os trabalhos em nível stricto sensu visando adequá-los às normas do Roteiro para Apresentação das Teses e Dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tal serviço é primordial para publicação da produção acadêmica dos Programas de pós-graduação stricto sensu de Enfermagem e Odontologia na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A Biblioteca é um Centro Cooperante do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Atualmente contribui com as Bibliotecas Virtuais (BVS) de Enfermagem, Odontologia e Integralidade. Participa da Rede de Indexadores de Documentos segundo a Metodologia LILACS e da Rede de Referencistas da BVS (RefNet).

As ações e serviços da Biblioteca Biomédica B – CB/B estão disponíveis em suas redes sociais: Instagram (@bibliotecacbbuerj) e Página no Facebook: Biblioteca CB/B - UERJ (Biblioteca CB/B – Uerj).



Link para Rede Sirius